19 de nov. de 2010

CONCEITO DE DEUS.......



O Conceito de Deus
Existe Deus? Esta é seguramente uma das questões mais fundamentais que podemos fazer. O modo como lhe respondemos tem fortes implicações para o modo como vemos o mundo e o nosso lugar nele. Mas, como acontece frequentemente em filosofia, antes de atacarmos a questão precisamos de clarificar o que é que ela significa. Isso significa clarificar o que é que entendemos pelo termo ‘Deus’.
Obviamente, há diferentes concepções de Deus. Os Taoistas concebem a realidade última, o fundo do ser, como um princípio invariável, não pessoal e dinâmico que faz surgir e contém tudo o que existe, mesmo as coisas que pensamos como opostas ou contradizendo-se umas às outras. Os Cristãos pensavam normalmente em Deus em termos muito pessoais como um ser que é de algum modo como nós, capaz de pensar e sentir, mas que é diferente de nós por não ter limitações ou imperfeições. Dado que não podemos lidar separadamente com todas estas concepções diferentes de Deus, restringir-nos-emos à concepção de Deus que tem sido dominante na civilização ocidental desde há mais de dois milénios. Esta é a ideia de Deus com a qual muitos leitores estarão familiarizados.
A concepção de Deus em questão é uma que surgiu com o Judaísmo antigo há cerca de três mil anos e foi adoptada pelos posteriores Cristãos e Muçulmanos. Os aderentes ortodoxos das três religiões descreveriam assim Deus em termos muito semelhantes. Todas reconheceriam os seguintes atributos como sendo essenciais a Deus:

·Ser único: existe apenas um Deus.
·Omnipotência: Deus é todo-poderoso.
·Omnisciência: Deus sabe tudo.
·Perfeição Moral: Deus é amor, benevolente, misericordioso e justo.
·Existência necessária: Ao contrário do mundo e de tudo o que nele existe, Deus não começou a existir e não pode deixar de existir.
·Criatividade: Deus criou o mundo e sustenta tudo o que nele existe.
·Personalidade: Deus não é uma mera força abstracta ou uma fonte de energia; ele tem inteligência, compreensão e vontade.

Poderíamos ampliar esta lista acrescentando outros atributos, como a incorporalidade ou a indivisibilidade; mas se o fizéssemos entraríamos em águas agitadas. Se estas qualidades devem ou não ser predicadas de Deus tem sido questionado pelos teólogos das tradições referidas (tal como se é ou não apropriado designar Deus por ‘ele’). Mas a maioria dos crentes Judeus, Cristãos ou Muçulmanos estaria de acordo que as qualidades referidas acima são atributos definidores de Deus.
Contudo, o Deus dos filósofos - quer dizer, o Deus cuja existência dos filósofos da religião tentaram provar - é geralmente concebido em termos mais abstractos. Algumas provas da existência de Deus, por exemplo, apenas tentam provar que o mundo deve ter sido criado por um ser inteligente; outros argumentos apenas tentam mostrar que ‘a primeira causa’ do mundo deve ser de facto muito poderosa e deve depender apenas de si para a sua existência (isto é, deve existir necessariamente). Conforme vemos os principais argumentos principais sobre existência de Deus, teremos de ter em atenção o tipo de Deus que está em causa.
É uma interessante característica da Bíblia que nenhum dos seus autores tenha sequer tentado provar a existência de Deus; a sua existência é simplesmente assumida. A ideia que as nossas crenças devem ser justificadas por argumentos logicamente estruturados vem dos Gregos. Estes dois grandes tributários da civilização ocidental - O Hebreu e o Grego - juntaram-se eventualmente na idade média enquanto pensadores Cristãos, beneficiando do trabalho dos estudiosos Árabes, tornando-se interessados pela cultura Grega, em especial pela filosofia Grega. O resultado foi uma filosofia e teologia florescentes que tentaram encontrar modos de harmonizar as verdades da Bíblia com as verdades obtidas por reflexão racional. É durante este período que encontramos as primeiras tentativas sofisticadas e fundamentadas de provar a existência de Deus.”

Chris Horner e Emrys Westacott, Thinking Through Philosophy - Na Introduction, Cambridge, 2005, pp. 217-219 

Nenhum comentário:

QUEM NÃO OUSARIA????????

QUEM NÃO OUSARIA????????
COLHER TÃO LINDA ROSA?????

Obrigado pela visita!!!!