30 de mar. de 2011

A ENERGIA LIMPA QUE MATA







ALGUNS RESULTADOS CRUÉIS





A ENERGIA NUCLEAR É LIMPA


Após o terremoto e a tsunami que devastaram uma parte do Japão nesta semana e consequentemente provocou danos na usina nuclear de Fukushima, fica a pergunta: Vale a pena o uso da energia nuclear?


A energia nuclear está sendo uma grande aposta dos ambientalistas para reverter o efeito estufa com o aumento de sua utilização no futuro.


Mas vamos analisar:


Se considerarmos apenas o efeito estufa, realmente é uma fonte de energia limpa por não produzir gases que agravam o problema, mas se levarmos em conta o perigo de um vazamento de material radioativo, as consequencias são gravíssimas; sem falar no lixo radioativo que leva milhares de anos para perder o poder de contaminação, que é atualmente é o maior problema desta fonte de energia; portanto não pode ser considerada limpa.


A energia limpa é produzida com fontes renováveis e que não poluem ou causem impacto ao meio ambiente.


Os maiores exemplos de energia limpa são:


Solar.


Geotérmica


Eólica


As hidrelétricas ainda são consideradas ótimas fontes de energias, pois não aceleram o efeito estufa, porém produzem um grande impacto ambiental com a formação dos lagos artificiais, destruindo a biodiversidade de uma determinada área, causando prejuízos para as populações, flora e fauna e ainda tem o poder de mudar as características climáticas destas regiões.

As termoelétricas são consideradas um dos grandes vilões do efeito estufa, por usarem combustíveis fósseis, como o carvão e petróleo; mas tem vantagens econômicas.
(Futuramente irei abordar cada tipo de fonte de energia aqui no blog).

Se não existissem os contratempos como as catástrofes naturais, que são imprevisíveis, e conseguissem resolver o problema do lixo radioativo, certamente a energia nuclear seria uma ótima fonte, mas diante do risco de contaminação é a pior e mais perigosa para a vida.





Enquanto as termoelétricas vão destruindo a natureza aos pouquinhos com os gases liberados, as usinas nucleares em caso de acidentes ou falhas de funcionamento, podem em pouquíssimo tempo destruir todo o tipo de vida ao seu redor.




Este fato é relevante e tem que ser levado em consideração.




Antes de escrever esta postagem que foi motivada pela situação catastrófica no Japão, fui pesquisar várias fontes de informações, onde pude aumentar o meu conhecimento, relembrar o processo químico e físico do enriquecimento do Urânio e rever a História do descobrimento da radioatividade, inclusive o seu uso militar e na medicina. Se por um lado temos muitos avanços nesta área, como na medicina, por exemplo, por outro, temos que respeitar o perigo que é lidar com material radioativo.




Infelizmente já tivemos a oportunidade de ver as consequencias da contaminação de seres vivos pela radiação.


Entendo que muitos países por falta de opções melhores dependem grande parte da produção de energia de fontes nucleares, mas após esta catástrofe natural no Japão com ameaça de acidente nuclear (não natural), a comunidade cientifica, ambientalistas e governos devem repensar o uso desta energia, que a meu ver deveriam investir cada vez mais em fontes de energia limpa.O planeta já tem problemas demais; catástrofes naturais, guerras, fome, doenças, para termos que conviver também com o medo de acidentes nucleares.


"A energia nuclear é um eterno perigo e, com outras opções de matriz, ela não vale o risco", afirma o físico José Goldemberg

Nenhum comentário:

QUEM NÃO OUSARIA????????

QUEM NÃO OUSARIA????????
COLHER TÃO LINDA ROSA?????

Postagens populares

Obrigado pela visita!!!!